segunda-feira, 23 de maio de 2011

Em Propriá, participantes do Birô Cultural elogiam projeto e já sugerem 2ª edição

Desde segunda-feira, 16, agentes culturais do Baixo São Francisco estiveram reunidos na sede da Sociedade Semear, em Propriá, em torno do mesmo objetivo: aperfeiçoar-se em elaboração de projetos e captação de recursos nas oficinas do Birô Cultural, projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), através do Fundo Estadual de Desenvolvimento Cultural e Artístico (Funcart).

O encerramento aconteceu nesta sexta-feira, 20, com um debate sobre a representatividade do projeto para os agentes culturais da região abençoada pelo rio São Francisco. Os participantes declararam estar satisfeitos e já sugeriram uma segunda edição do Birô Cultural num bate papo com o secretário adjunto de Estado da Cultura, Marcelo Rangel, que compareceu ao último dia de oficinas em Propriá.

Na opinião de Rangel, a sétima etapa do Birô consolida a iniciativa da Secult. “O interesse desses agentes culturais em profissionalizar seus trabalhos e, conseqüentemente, fomentar a cena cultural da região onde vivem, mostra que estamos vivendo outro momento nessa área. Então, acredito que a cultura sai fortalecida após essa série de oficinas aqui em Propriá”, avalia Rangel.

Satisfação dos participantes

Fernanda Vieira atua como produtora cultural nos municípios de Cedro de São João e Telha. Ela marcou presença nos cinco dias de Birô Cultural em Propriá e exaltou a iniciativa da Secult. “Foi gratificante ser selecionada para participar. Aprendemos a construir um projeto atraente e, com isso, conseguir mais recursos para financiar nossas idéias para desenvolver as tradições e a arte dos municípios em que atuamos”, opina Fernanda.

A produtora gostou tanto da experiência que já pensa numa possível segunda edição do Birô Cultural. “Acho que a Secretaria de Estado da Cultura já deve programar um ‘repeteco’ do projeto, pois acredito que a cultura é dinâmica, e por isso é necessário haver uma constante atualização do que está acontecendo na cena nacional. Todos estão de parabéns e que venha a segunda edição”, torce Fernanda.

Elogios e sugestões também estão no depoimento do diretor de Cultura da Prefeitura de São Francisco, Cícero Ferreira, que também participou do Birô Cultural no Baixo São Francisco. “O projeto é muito interessante. Acredito que, através dele, a Secult está promovendo algo ímpar no interior de Sergipe”, diz. “É importante que esse projeto aconteça anualmente e que, se possível, venha com uma carga horária ampliada. Temos fome de conhecimento na área da cultura”, completa o gestor.

Segundo o secretário adjunto, as próximas ações do Birô Cultural já estão sendo planejadas. "A excelente aceitação deste projeto demonstra que ele deve se ampliar, com seminários e oficinas técnicas, ações estruturantes que podem fortalecer ainda mais os agentes culturais sergipanos. Vamos avaliar todas as sugestões, o trabalho desenvolvido nesta primeira fase, e prosseguir neste caminho, que é o do desenvolvimento sustentável da cultura sergipana".

Próximas etapas
Após Laranjeiras, a próxima região a ser contemplada com o Birô Cultural é o Sul sergipano, a partir do dia 23 de maio, com Estância como cidade pólo. O cronograma do projeto segue ainda para a capital, em 30 de maio; e São Cristóvão (Grande Aracaju), no dia 06 de junho.

Os interessados em participar do projeto devem preencher ficha de inscrição - disponível no site da Secult - e aguardar o resultado da seleção, que avalia a atuação do inscrito na área cultural e como pretende aplicar os conhecimentos adquiridos na oficina. Para mais informações sobre o Birô Cultural, entre em contato com a coordenação do projeto através do email contato@cultura.se.gov.br ou através dos telefones (79) 31791924 e 88166901.

Nenhum comentário:

Postar um comentário